Bem-vindo ao Criatório Horto

O criatório Horto nasceu da paixão do Luiz Gabriel, proprietário, por pássaros. Essa paixão surgiu ainda na infância, quando uma das suas irmãs ganhou um canário belga do seu Tio Manelzinho. Gabriel, como toda criança, ficou inebriado com o passarinho e queria tomar o presente que a irmã acabara de ganhar. Para apartar a disputa, o Tio Manelzinho, estrategicamente, deixou um dos seus Canários da Terra com o Gabriel acreditando que logo, logo, ele se desinteressaria pelo pássaro.

Entretanto, tempos depois, ao acreditar que o desinteresse já houvesse surgido, o Tio Manelzinho foi recuperar o pássaro. Aquela altura, Gabriel já havia se apaixonado pela ave e só permitiu que o seu tio levasse o canário da terra deixando outro pássaro em troca.

A partir disso, o pequeno Gabriel começou a conhecer e reconhecer algumas espécies de aves. Aos 9 anos de idade deparou-se, pela primeira vez, com um curió, de propriedade do seu padrasto. Foi amor à primeira vista.

O sonho em possuir um Curió realizou-se, apenas, aos 29 anos, com um filhotão que foi disposto a um amigo. No ano de 2019 a sorte sorriu e, em um sorteio, adquiriu outro filhotão, nomeando-o de Aloprado. O Aloprado permaneceu sob os cuidados do Gabriel até a fase adulta.

Estendo sua paixão, não demorou muito para que o desejo de tirar seus próprios filhotes viesse à tona. Apesar do maneja na reprodução ser relativamente fácil, o caminho demonstrou-se tortuoso. Gabriel realizou a aquisição de cinco "galadores", mas nenhum galava. Foi então que um experiente criador de Macaé, o Franklin, sensibilizado pela frustração, passou a emprestar seus Curiós ao Gabriel para que ele continuasse as tentativas de galar.

Embora agradecido pela gentileza do amigo criador, Gabriel queria o seu próprio galador. E como quem acredita sempre alcança, um dia, ao fazer um teste, aquele pássaro que ele havia ganhado num sorteio, o Aloprado, galou. E após 13 dias, nasceu o primeiro filhote de curió totalmente dele!!!

A partir daí, Gabriel começou a aprofundar os conhecimentos em genética das aves e passou, aos poucos, a investir em aves com características que ele achava interessante, exercendo e perpetuando sua paixão.