Curió Sentinela Neto

História do curió Sentinela Neto, contada pelo próprio Glauco Fávaro.

O Sentinela Neto nasceu dia 25/11/2011, foi criado pelo Garuzi de Valinhos, saiu da casa do Garuzi ainda filhote e ficou no apartamento de um amigo dele para encartar, passado 9 a 10 meses o pássaro não abriu o canto, só chorrilhava e tinha umas notas estranhas.

O amigo então entrou em contato com o Garuzi e aconselhou desfazer da passarinho, pois "não ia virar nada", então ele foi passado para o senhor Bonilha, também de Valinhos.

Senhor Bonilha estava tentando passar o passarinho, e ficou sabendo que eu queria uma pássaro da genética do Sentinela filho aqui na minha criação, aí me ligou para saber se eu me interessava nele, então fui lá na casa do senhor Bonilha para ver a ave. Chegando lá me lembro até hoje, ele estava em uma gaiolinha número 5, encapado e dentro da caixa travado, pedi para ver o passarinho, ele tirou da capa e botou para fora. Aí foi amor a primeira vista, vi a disposição do passarinho, tinha tudo que eu queria, então fiz negócio, dando dois filhotes da minha criação.

Peguei o passarinho e deixei em Valinhos mesmo, na casa do Fabiano, que me ajuda muito, e lá a gente abriu ele, deixamos uma fêmea "pialando" para ele, um pouquinho de longe, e ele abriu. Agora vou contar para vocês o que tinha no canto dele, a entrada era igual uma entrada de azulão, aí ele passava para os módulos, gaguejando muito no canto (como ele dá agora aquela gaguejadinha depois da entrada de canto no primeiro módulo), tinha uma nota no meio, tinha todas as preparações, notas de ligação, Samaritá, mas era tudo meio enrolado, tudo junto no canto e gaguejava muito. Mas vi que tinha muito potencial, o passarinho era de uma potência imensa, e eu já conhecendo a genética, só esperei dar o tempo e trouxe para casa, uns seis meses depois, já com 14 meses, na época ele estava mudando pena, com umas pintas preta na cabeça e quase manchado. Deixei ele escutar um passarinho que eu tinha, o Popozinho Filho.

Aí descobrimos que ele tinha a cabeça muito mole, logo pegou a entrada do Popozinho, mas com alguma deficiência ainda, e começou cantar clássico, daí tirei o Popozinho e coloquei ele no 30 anos FH com repetição, aí ele "engoliu" o 30 anos e foi para cima do 30 anos, eu sabia que o Garuzi tocava o vermelho para ele, mas o que você tocar ele vai, se tocar o laranja ele acompanha, se tocar o ouro ele acompanha. A cabeça dele é muito mole até hoje, com sete anos, o que tocar ele vai em cima e muda o canto na hora, uma coisa absurda.

A história do Sentinela Neto é essa, ele não estava estourado na época, muito pelo contrário, era um descarte sim, foi um passarinho descartado, antes de me oferecer o senhor Bonilha ofereceu para várias pessoas e ninguém quis. Eu como conhecedor da genética, pois acompanhava muito os filhos do Sentinela Filho, apostei nessa cruza e graças a Deus deu certo, realmente se tornou um pássaro diferenciado em todos os sentidos.

Vídeo: https://youtu.be/I_cN3nRAV4o

Transcrita por Luiz Gabriel Cardoso Araujo - Criatório Horto

Autorizado por Glauco Favaro - Tel. (11) 99112-0288 Em 10/04/2023

Fonte: YouTube do Glauco Favaro